A 1 de Junho de 1987 a CMA por intermédio do seu presidente, Dr. Ivo de Sousa Nunes; Henrique Augusto Fernandes Alves, vice-presidente e Francisco Celso Gonçalves de Faria, secretário, representam a CMA no contrato de arrendamento daquela que seria a primeira sede desta instituição, situada na Rua Direita de Santa Catarina nº 57 A em Ponta Delgada.

Em 1991 o Conselho do Governo Regional da Madeira ao abrigo da Resolução nº 15/81, de 15 de Janeiro, e a fim de possibilitar a continuação e desenvolvimento dos objectivos da CMA e por considerar estes de interesse para a RAM, resolve adquirir um prédio urbano na ilha de S. Miguel, Açores, situado à Rua da Vitória nº 31 B, freguesia de S. José, Ponta Delgada, com o objectivo de posteriormente proporcionar o seu uso aquela Associação, pelo preço de 17.500.000$00, preço a ser paga em duas prestações.

No mesmo ano o então presidente do Governo Regional da RAM, Dr. Alberto João Jardim, a convite da Direcção da CMA, acedeu ao convite de visitar S. Miguel e participar nos dias 29 e 30 de Junho nas comemorações do dia da RAM realizadas por esta Associação.