A Biblioteca Gaspar Frutuoso é uma biblioteca particular, sendo atualmente uma das valências da Casa da Madeira nos Açores. Esta infraestrutura é composta por um acervo temático que aborda assuntos da história e cultura do arquipélago da Madeira. O projeto de criação da Biblioteca Gaspar Frutuoso enquadra-se no âmbito da necessidade de acentuar o atlantismo que a presença da Casa da Madeira nos Açores, em Ponta Delgada, representa nas relações entre estes dois arquipélagos que vivem uma comunhão de identidade e insularidade.

Este espaço conta com um acervo bibliográfico, áudio e videográfico, constituído por mais de 1000 espécimes, dedicados ao património Insular e Atlântico, tendo como objetivo principal apresentar e desenvolver estratégias para o conhecimento e a informação através da leitura. Grande parte deste espólio é formada por publicações editadas nas últimas três décadas, cedidas graciosamente pela Direção Regional da Cultura da Região Autónoma da Madeira e pelo CEHA – Centro de Estudos de História do Atlântico.

Na sequência de um protocolo a estabelecer com a Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores e com o apoio do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade dos Açores o inventário do fundo bibliográfico deste acervo, será indexado e registado na base de dados da academia açoriana, podendo ser visualizado através de pesquisa bibliográfica nos catálogos disponíveis no item “Bibliotecas Particulares”.

Investigadores e colaboradores

Duarte Nuno Chaves – Investigador Responsável (CHAM – Centro de Humanidades | Fundo Regional de Ciência e Tecnologia)
Bruna Pereira – Catalogação e indexação (Universidade dos Açores)
Sofia Gomes – Tratamento informático (Casa da Madeira nos Açores)

Parcerias
Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores

Casa da Madeira nos Açores

CHAM – Centro de Humanidades

CEHA – Centro de Estudos de História do Atlântico

Acervo (disponível brevemente)